Pesquisar a integridade do sistema auditivo e identificar tipo, grau e configuração da perda auditiva, quando detectada.
Testes que avaliam habilidades auditivas como localização sonora, discriminação auditiva, reconhecimento dos padrões neurológicos temporais e compreensão em ambientes ruidosos. Alterações nessas habilidades podem estar relacionadas com dificuldades na aprendizagem, na comunicação e na desatenção, além de outras queixas.
Transientes e Produto de distorção. Avalia a integridade das células ciliadas externas da cóclea. A EOA é o teste de escolha para triagem auditiva neonatal e auxilia no diagnóstico diferencial das perdas auditivas.
Avalia do funcionamento eletrofisiológico da orelha interna mediante teste das atividades bioelétricas da cóclea e do nervo auditivo. Indicado na investigação das doenças cocleares e na avaliação evolutiva da doença de Ménière.
Avalia a condução do estímulo auditivo desde a porção periférica até o tronco encefálico, auxiliando no diagnóstico diferencial do tipo da perda auditiva. Indicado para investigar a integridade das vias periférica e central e para estimar o limiar eletrofisiológico da audição na região das frequências de 2000 a 4000Hz.
O aparelho de Nasofibrofaringolaringoscópio será introduzido pela fossa Nasal. São duas as etapas: na primeira, realiza-se uma avaliação da rinofaringe, visão panorâmica faringolaríngea e visão laríngea. Na segunda observa-se as capacidades e limitações relacionadas à deglutição. Avaliam-se as questões referentes aos principais eventos da fase oral da deglutição
O seu diferencial em relação aos outros exames eletrofisiológicos é avaliar simultaneamente as orelhas nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000Hz, reduzindo o tempo de exame. Indicado para auxiliar no diagnóstico precoce da perda auditiva e especificidade por frequência.
Mensuração objetiva das habilidades cognitivas (atenção, memória e discriminação auditiva). Auxilia no monitoramento de doenças degenerativas. Indicado como avaliação complementar no exame do processamento auditivo central.
Exame funcional que investiga alterações no sistema vestibular mediante provas oculomotoras, prova rotatória (avaliação dos pares sinérgicos dos canais semicirculares) e prova calórica (avaliação de cada labirinto separadamente).
Avalia o órgão otolítico (sáculo), o nervo vestibular inferior e as vias vestíbulo-espinhais. Indicado como exame complementar na avaliação otoneurológica.
Avalia o reflexo vestíbulo ocular de todos os canais semicirculares nas altas frequências por meio da manipulação cefálica. O teste é rápido, indolor e pode ser feito na vigência da crise labiríntica.
Endoscopias de via aero digestiva superior, são exames que avaliam a superfície mucosa e função das cavidades nasais, faringe e laringe por meio de um endoscópio flexível ou rígido de pequeno diâmetro. As imagens obtidas podem ser gravadas em fotos e em vídeo, com ou sem gravação de voz e uso de corantes. É aplicada uma medicação anestésica no nariz na forma de spray, se necessário, para facilitar a passagem do aparelho ou na faringe, quando realizada pela boca. Não há necessidade de sedação. O uso destas medicações somente será feito se não houver contraindicação médica.